Médico nigeriano tira feto do útero para remover tumor e insere de volta com vida

setembro 20, 2020

O médico nigeriano Oluyinka Olutoye retirou um feto do útero, fez uma cirurgia nele e colocou-o de volta na mãe. Após a cirurgia o feto reagiu bem e nasceu com os habituais 9 meses.

(Reprodução/Internet)

De acordo com relatórios médicos, o feto tinha um tumor raro chamado teratoma sacrococcígeo que apareceu na base do cóccix do bebê. Esses tipos de tumores são fatais e acredita-se que ocorram em cerca de uma em cada 40.000 gestações e, se não forem controlados, podem continuar levando o suprimento de sangue do bebê e, eventualmente, causar insuficiência cardíaca.


A mãe do bebê foi orientada por outro hospital a interromper a gravidez, pois as chances de realização de uma cirurgia fetal aberta representavam um grande risco. Felizmente, ela buscou uma segunda opinião no Texas Children’s Hospital, onde o Dr. Oluyinka Olutoye e outro colega examinaram o tumor e lhe ofereceram esperança. 


O bebê de 23 semanas foi retirado do útero de sua mãe, operado e, em seguida, retornou a barriga, onde os ferimentos da operação cicatrizaram e ela continuou a crescer até nascer de novo com 36 semanas.



Tecnologia do Blogger.