A brutalidade da escravidão: fotos raras sobre o período

fevereiro 17, 2020
Vemos muitas narrativas nos livros de história sobre o período de escravidão. O pior de tudo é que essa época de dores e opressão dos negros africanos não se encerrou há tanto tempo assim e ainda vivemos diárias consequências. Por meio das fotos que você confere abaixo, é possível notar o quão recente ainda é essa parte da história, embora os registros que listamos tenham mais de 150 anos.


"Esta fotografia de cartão deve ser multiplicada por 100.000 e espalhada pelos Estados Unidos", escreveu um jornalista anônimo. A imagem foi espalhada para mostrar à mentira de que os escravizados eram tratados humanamente, um refrão comum daqueles que não achavam que a escravidão deveria ser abolida.

Três ilustrações mostrando Peter após sua fuga, os vergões de serem chicoteados nas costas e de uniforme depois que ele se juntou ao Exército da União, apresentado em McPherson e Oliver em julho de 1863.









A imagem abaixo retrata a realidade de muitas mulheres negras. Que cuidavam dos filhos  das mulheres brancas e faziam as tarefas domésticas, chamadas também de mucamas.
 Esta imagem foi feita em Salvador, em 1884 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).


(Acervo Instituo Moreira Salles)

(Foto: Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).


Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865. Observe o impressionante contraste entre a criança branca com seu brinquedo e os pequenos escravos descalços aos farrapos (Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles).
(Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles)
Tecnologia do Blogger.