Em meio a lágrimas e defesa da educação, Elza Soares recebe título de doutora honoris causa da UFRGS 

maio 28, 2019

A cantora Elza Soares recebeu na noite de domingo (26), em Porto Alegre, o primeiro título de doutora honoris causa concedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a um músico. 

O prêmio foi concedido a cantora pelos atos em defesa da vida pública ou na atuação em prol do desenvolvimento da Universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes. E Elza Soares, segundo a universidade, preenche esses requisitos: tem-se dedicado a difundir a música popular brasileiradesde os anos 1960.



“Vocês não sabem o que esse espaço significa para mim. Eu queria que significasse para todas e todos nós, negros. Eu sou bisneta e neta de escravos. A minha bisavó Henriqueta foi uma escrava. A minha avó, Cristina, foi uma escrava e a minha mãe, Rosária, pegou o final da escravatura. Estou aqui representando elas com muito orgulho”, declarou a doutora após receber o título. 
Em sessão solene no Salão de Atos, a cantora recebeu o título de Doutora Honoris Causa, tornando-se a primeira artista negra a receber a homenagem no país. O título foi proposto pelo Instituto de Artes da universidade, em celebração também à cultura popular brasileira.
Elza finalizou, defendendo a importância do investimento em educação e cidadania do negro.
Tecnologia do Blogger.